sábado, 12 de julho de 2008

ENCONTRO PEDAGÓGICO NA EMEF CAMPESTRE!!!!!

No último dia 03 de julho aconteceu o XX Encontro Pedagógico com o professor Antônio P. Falceta “ Cem aula sem tédio”. O encontro faz parte do Programa Formação Continuada para os professores promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a escola.
Estão previstos mais dois encontros para o mês de julho.
Veja alguns momentos:

terça-feira, 8 de julho de 2008

OLIMPÍADAS NO 2º ANO DA EMEF CAMPESTRE!

A turma do 2º ano iniciou o estudo das Olimpíadas de um jeito diferente, no LIE. Todos tiveram a oportunidade de conhecer o cd de jogos olímpicos.
As atividades à disposição dos alunos foram bem variadas. Eles podiam escolher a sessão de Karaokês, com músicas incentivando valores na prática de esportes, tais como: “O importante é competir”, “Persiga seu sonho”, “Amizade”, “Heróis de verdade”, que incentiva a prática de esportes pelos deficientes físicos.
Alem disso os alunos puderam praticar esportes radicais como basquete, futebol, canoagem através de jogos de quebra-cabeça, memória, sete erros, colorir e muito mais.
Iniciando o projeto desta forma, com certeza terão mais empolgação para continuar o estudo na sala de aula, complementando as informações.
O projeto está sendo desenvolvido pela professora Sandra e pela estagiária Márcia.
Vejam alguns momentos:



IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE!!!!!

O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Existem inúmeros materiais que utilizamos como recurso de expressão, que nos auxiliam a criar coisas e há colocar um pouco daquilo que somos.
A manipulação livre é o primeiro passo para a criança se familiarizar com os recursos disponíveis para sua expressão. As crianças são capazes de mexer com as substâncias e experimentar instrumentos nos quais das mais variadas superfícies, riscando ou imprimindo suas marcas. Embora a ação das mãos ou dos dedos da criança, como por exemplo, na areia são experimentações importantes para sua expressão.
Observando imagens de vídeos, sandfantasy, que apresenta imagens criadas com areia e ao mesmo tempo é desmontado e cria outras formas, os alunos da 6ª série, turma 61 interpretou, analisaram e partindo de suas curiosidades, trouxeram para a sala de aula um suporte com areia finário (areia fina), criaram seus movimentos, imaginações e sugestões que as imagens ofereceram. Para a próxima aula iremos usar o retroprojetor paras a imagem ser projetada na tela.
Obs.: quanto mais instrumentos, superfícies puderem ser oferecidos para os alunos ampliarem ou não sobre seus trabalhos, maiores serão suas possibilidades no processo criativo.
Este trabalho esta sendo desenvolvido pela professora Arivane Bruxel.
Vejam algumas fotos:







OS 12 MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA!

A liderança é um tema importante para a vida humana devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina , humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.
Dessa forma, Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização.

Os 12 Princípios:
1.DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES
2.AUTO MOTIVAÇÃO
3.UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO
4.PLANOS DEFINIDOS
5.PERSEVERANÇA NAS DECISÕES
6.HÁBITO DE FAZER MAIS DO QUE AQUILO PELO QUAL SE FOI ELEITO.
7.UMA PERSONALIDADE POSITIVA
8.EMPATIA
9.DOMÍNIO DOS DETALHES
10.DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE
11.DUPLICAÇÃO
12.UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.Anthropos Consulting
Adaptado por David G. Orling


segunda-feira, 7 de julho de 2008

CONHECENDO O MUNICÍPIO DE LAJEADO COM O USO DAS TECNOLOGIAS!

O 4º ano da EMEF Campestre iniciou o projeto sobre o município de Lajeado no LIE, utilizando um objeto de aprendizagem desenvolvido em parceria pela SED e um aluno estagiário. Nele os alunos puderam conhecer, através de fotos todos os bairros do município. Também realizaram atividades de localização de cada bairro. Este trabalho está sendo desenvolvido pela profª Zoila P. Maciel.
Vejam alguns momentos:

Conhecendo o objeto de aprendizagem sobre o Município de Lajeado!

Conhecendo os bairros de Lajeado!




Jogando quebra-cabeça dos bairros de Lajeado!



COMUNIDADE ESCOLAR CAMPESTRE!!!!!