Pesquisas




ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Na construção de um trabalho devemos ser objetivos e claros com o que desejamos escreve. Separe o material que pretende utilizar para pesquisa. Cuidado de que este material seja atual e de confiança. Não faça cópias da internet. Isto é crime!
Um trabalho é composto por:
Capa
A capa deve constar os dados identificação do trabalho: nome da escola por extenso, título do trabalho, nome completo do(s) aluno(s), série/ano, disciplina, nome completo do professor e data.
Dica: Não utilize como título “Trabalho de ...”. O título deverá fazer referência ao tema central abordado no trabalho.
Introdução
Parte inicial do trabalho na qual apresenta-se o assunto de modo geral, o porquê do estudo, como será feito ( entrevistas, pesquisas, experiências, relatos,...), a importância do estudo e argumentos que convençam o leitor de que o trabalho é interessante.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte mais extensa e elaborada do trabalho. Nele as ideias deverão estar bem desenvolvidas com objetividade e clareza, podendo ser dividido em capítulos. No desenvolvimento poderá conter imagens, tabelas e gráficos, mas é importante que exista ligação destes elementos com o texto. Por esta razão, é importante identificar através de legendas cada um dos elementos gráficos utilizados.

Conclusão
A conclusão deverá ser apresentar a síntese dos principais resultados e ideias correspondente aos objetivos da pesquisa. Também aparecerá o posicionamento pessoal do estudante diante dos problemas e objetivos apresentados e as soluções encontradas, ou não, durante o desenvolvimento da pesquisa: O que eu aprendi com este trabalho? Que outros estudos podem ser aprofundados a partir dos resultados obtidos?

Referências
Nas referências se relacionam quais foram os materiais utilizados na estruturação da pesquisa. Fazem parte desta lista de referência: livros, revistas, jornais, filmes, páginas da internet, entre outros.
Exemplos :
FARIA, Almeida. Cavaleiro andante. 3. ed. Lisboa: Caminhos, 1987.
LEGIÃO URBANA. Eduardo e Mônica. Disponível em:< http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22497>Acessado em: 13 jun. 2012.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES
  • Formato do papel A4 (21,0 x 29,7)
  • Texto cor preta
  • Ilustração pode ser colorida
  • Fonte tamanho 12 para o texto
  • Fontes ( Times Roman ou Arial)
  • Margens: superior 3cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2cm
  • Parágrafo 2cm
  • Texto alinhamento justificado e espaçamento entre linhas 1,5 cm
  • Título em negrito, letras maiúsculas, tamanho 16 e centralizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE ESCOLAR CAMPESTRE!!!!!