quarta-feira, 16 de julho de 2008

CONHECENDO DE PERTINHO UMA ESCRITORA!!!!

A turma do 4º ano do turno da tarde, juntamente com as professoras Eveline e Ivana, realizou um encontro com a escritora Nara Knaach, no dia 14 de julho . Trabalhando com o projeto de leitura, a turma demonstrou muita curiosidade em conhecer de forma mais íntima um escritor no seu trabalho ou em sua casa. Fomos visitar a escritora Nara em seu ambiente de trabalho. Lá ela nos recebeu de forma muito acolhedora. Contou-nos a história de seus livros e mostrou, principalmente que é uma pessoa comum, como todos nós, que chorava quando se sentia triste e fazia peraltices, quando estava feliz. Mostrou ser a família sua maior paixão.
Ao responder as perguntas das crianças, Nara relacionou sua capacidade de escrever como “um dom que Deus lhe deu” e instigou a cada uma das crianças a também reconhecer o seu dom.
A aluna Monique, meio envergonhada,também mostrou o seu dom à escritora, cantando uma bela canção que falava sobre Deus.
Com certeza, foi uma tarde com muitas trocas e que ficará guardado na nossa memória.

Veja alguns momentos:

terça-feira, 15 de julho de 2008

"TEXTO FORMIGA"

A 4ª série do turno da manhã trabalhou o "Texto Formiga”. Com o objetivo de trabalhar a atenção, cooperação entre o grupo, cumprimento de regras, relato oral e aquisição de informações sobre a origem dos jogos olímpicos; tema este, solicitado pelo grupo durante as aulas.
Após a realização do “Texto formiga” , as crianças redigiram um relatório sobre a atividade. Este relato é de Lucas Brand:

Hoje, nós da turma, fizemos uma brincadeira chamada de “TEXTO FORMIGA”. A gente fez grupos de 4 ou 3. Cada grupo tinha que ir para fora e ler seu texto que estava do lado de fora da sala e vir na sala e falar para o seu grupo e o grupo tinha que escrever numa folha o que conseguiu guardar na cabeça. Daí quando os grupos estavam prontos, era lido o texto para ver se estava parecido e depois tinham que ir lá na frente e explicar o que entenderam sobre o conteúdo da leitura.
E por que foi chamado de formiga ?
É porque nós tínhamos que trabalhar que nem as formigas: saem dos formigueiros para buscar comida, trabalham em conjunto e fazem o seu serviço de pouquinho em pouquinho. Para a gente era buscar informação, retornar e escrever.
Veja como aconteceu:

domingo, 13 de julho de 2008

LEITURA É ESSENCIAL!!!!!!!

No dia 06 de julho os alunos de 5ª a 8ª série visitaram o XI Festival do Livro no Unicshopping. Aconteceram momentos de descobertas e conhecimento. Os alunos ficaram maravilhados com a diversidade de leituras e conheceram diversas obras sobre culinária, educação, filosofia, psicologia e livros infantis.
Veja as fotos:
















COMUNIDADE ESCOLAR CAMPESTRE!!!!!