terça-feira, 11 de novembro de 2014

ENERGIA!!!!!


   Definir o conceito de energia é mais difícil do que possa parecer, pois a descrição de o que vem a ser energia é um dos conceitos mais complexos da Física, principalmente por não ser algo que se possa perceber usando apenas os sentidos.
   Para tornar mais claro o que vem ser energia, pode-se utilizar como exemplos básicos o som, a luz, o calor e a eletricidade, que nada mais são do que variações nas formas de apresentação da energia. Entretanto, só é possível medir a quantidade de energia quando ela é transferida de uma modalidade em outra.
    Nas usinas hidrelétricas, não há “produção” de energia. Nelas ocorre uma transformação de energia no gerador ligado às turbinas: a energia cinética da água em movimento gira as turbinas, então, essa energia cinética das turbinas é transformada em energia elétrica no gerador.
  Outro exemplo de transformador de energia ocorre nos veículos automotores (carros, motos, caminhões), uma parte da energia química do combustível faz o motor funcionar. A energia armazenada na bateria se transforma em energia sonora ( buzina, som),ou energia luminosa ( faróis, luz do painel interno).
   A energia do sol também se transforma continuamente chegando a terra na forma de calor e luz. Grande parte da energia solar é absorvida pelos oceanos e pelo solo, sendo assim a energia solar, a grande potencializadora dos processos vitais, tornando a vida humana sustentada pela energia capturada e transformada pelas plantas.
   Ao contrário dos animais e do homem, que são consumidores ou heterótrofos, a planta é capaz de sintetizar seu próprio alimento, sendo por isso chamado de organismo autótrofo, ou produtor. Partindo de nutrientes em sua forma elementar presentes no ambiente, mais a energia solar e água, as plantas verdes produzem compostos ricos em energia e biologicamente úteis para todos os seres vivos.
   Pelo processo de fotossíntese, as plantas transformam energia solar, água, gás carbônico e glicose. Esse produto é transportado das folhas verdes onde é produzida, para o restante da planta, servindo de fio condutor para o metabolismo construtivo da própria planta ou de quem dela se alimentar. Resumindo, é do processo de fotossíntese que surge a energia necessária a vida.
   Nas plantas a respiração equivale à queima lenta dos compostos ricos em energia, obtidos pela fotossíntese, dos quais um dos mais simples é a glicose. Essa queima leva à transformação e canalização da energia para outras reações vitais da planta. O processo de respiração das plantas pode ser comparado à queima do carbono existente na madeira que fornece energia para aquecer o fogão. Também nos animais e no homem, a respiração serve para queimar lentamente o carbono contido nos compostos orgânicos provenientes da alimentação, mantendo seus corpos aquecidos e fornecendo energia para seu metabolismo. Logo a energia não pode ser criada nem destruída, somente transformada. Vejam o trabalho desenvolvido pelo 9º ano A, juntamente com a professora de Ciências Noemi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMUNIDADE ESCOLAR CAMPESTRE!!!!!